quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Redação

Muitos acham que fazer um texto é fácil, mais ainda quando se trata de publicidade. Hoje queremos mostrar uma pequena estrutura, que merece ser levada a sério, de como montar um texto publicitário.

Com o português tendo cada vez mais mudanças e questionamentos, a dificuldade de se escrever um bom texto tem aumentado. Ainda que o modelo produzido para a publicidade seja um pouco diferente de um jornalístico, um não tira a dificuldade do outro.

Um redator precisa fazer seu texto chamar atenção e no fim, convencê-lo a comprar aquela ideia. Segue a estrutura, criada por Aristóteles:

Exórdio: é o título do texto, que tem a função de chamar a atenção do leitor em poucas palavras. Aqui o redator precisa incluir já o tema do anúncio e deixar quem está com o anúncio na mão com vontade de saber mais sobre o produto. Exemplo: Água X, a melhor para sua vida.

Narração: apresenta os fatos de forma muito objetiva. Geralmente usa-se um argumento que faça o leitor concordar naturalmente e que deixe a leitura mais confortável. Exemplo: água faz bem à saúde e é essencial para a vida da gente.

Provas: nesta fase as qualidades e características do produto ou serviço anunciado são mencionadas. Exemplo: a água X vem da fonte de Lindóa, com o maior índice de pureza do mercado.

Peroração: é a parte responsável por fechar o discurso, reforçando a ideia apresentada no título e ordenando o leitor a fazer o que o texto propõe. Exemplo: Para garantir uma rotina saudável, beba água X.

Mesmo que o texto seja curto, deve conter todas as etapas a cima, a única que pode ser relevada é a narração. Pratique e cultive essa dica, poderemos melhorar, e muito, a comunicação.


Fonte: http://blogcitario.blog.br

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